Como funciona a cobrança da taxa de serviço no estado do Alagoas

Como funciona a cobrança da taxa de serviço no estado do Alagoas

A cobrança da taxa de serviço no estado do Alagoas é regulamentada através da Lei Estadual Nº 7.686 de 23/01/2015, cuja íntegra segue abaixo disponibilizada.

Lei Nº 7686 DE 23/01/2015 - Publicado no DOE em 28 jan 2015

Dispõe sobre a regulamentação da cobrança de taxa de conveniência pelas empresas prestadoras de serviço de venda de ingressos pela internet ou telefone no Estado de Alagoas. 

O Governador do Estado de Alagoas

Faço saber que o Poder Legislativo Estadual decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica regulamentada a cobrança da Taxa de Conveniência pelas empresas prestadoras de serviço de venda de ingressos pela internet ou telefone no Estado de Alagoas.

  • 1º Tem-se por Taxa de Conveniência a prestação de serviço de venda de ingressos para show, teatro, cinema e outros espetáculos pela internet ou telefone, em conjunto com a possibilidade do consumidor em imprimir o seu ingresso ou retirá-lo em guichê específico para este fim.
  • 2º A Taxa de Conveniência não corresponde à entrega do ingresso em domicílio, ficando a critério do consumidor a contratação em separado deste serviço.

Art. 2º Para eventos cujo público ultrapasse a 500 (quinhentas) pessoas:

  • 1º A venda de ingressos pela internet ou telefone com a cobrança da Taxa de Conveniência deve ser realizada, concomitantemente, com a abertura dos postos de venda ou, quando ocorra antes, deve ser reservada uma quantidade mínima de ingressos de 25% (vinte e cinco por cento) em cada setor para os postos de venda, sem taxa de conveniência.
  • 2º A Taxa de Conveniência não pode ultrapassar o limite de 10% (dez por cento) do valor de face dos ingressos.

Art. 3º Fica vedada a cobrança de taxa de entrega nas bilheterias oficiais ou em pontos de venda. Somente é permitida a cobrança de taxa de entrega quando a mesma for realizada em domicílio.

Art. 4º O estabelecimento ou prestador de serviços que infringir esta Lei ficará sujeito às sanções previstas no artigo 56 da Lei Federal nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 - Código de Defesa do Consumidor, aplicáveis na forma de seus artigos 57 a 60.

Art. 5º Os prestadores de serviço de conveniência deverão disponibilizar cópia na íntegra da presente Lei em seu site de vendas.

Art. 6º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

PALÁCIO REPÚBLICA DOS PALMARES, em Maceió, 23 de janeiro de 2015, 199º da Emancipação Política e 127º da República.

JOSÉ RENAN VASCONCELOS CALHEIROS FILHO

Governador


    Não encontrou o que procurava?

      • Related Articles

      • Como funciona a cobrança da taxa de serviço na cidade do Rio de Janeiro

        A cobrança da taxa de serviço na cidade do Rio de Janeiro é regulamentada através da Lei Nº 6.103 DE 08/12/2011, cuja íntegra é abaixo disponibilizada:  Lei Nº 6.103 DE 08/12/2011 (Estadual - Rio de Janeiro) – ALTERADA PELA Lei Nº 6.321 DE 19/09/2012 ...
      • Como funciona a cobrança de taxa na compra e resgate do vale-presente?

        Para a compra de vale-presente por CNPJ é cobrada taxa de serviço. A taxa de serviço incidirá normalmente sobre as compras com o vale-presente (resgate de ingressos).
      • Clube UOL: Isenção da taxa de serviço

        Assinante UOL de Produtos Digitais tem direito a isenção de taxa de serviço na compra de até 02 ingressos de cinema por mês; - Os cupons não são acumulativos e são de uso único; - Cupons válidos até o fim do mês vigente. No próximo mês, você poderá ...
      • O que é a taxa de serviço?

        A taxa de serviço é o valor cobrado pelo serviço prestado pela Ingresso.com de garantir seus ingressos com antecedência seja via site ou aplicativo e sem precisar ir até a bilheteria. O valor de face dos ingressos são os mesmos praticados nos ...
      • Como funciona a utilização de Vale-Presente na Ingresso.com?

        O Vale-Presente funciona como um cupom de desconto que incide sobre o valor total da compra. Para realizar a compra de ingressos, basta acessar o site ou app da Ingresso.com, escolher a cidade, cinema, sessão e tipo de ingresso desejado e na etapa de ...